Aposentadoria especial no corte de cana

Compartilhe este conteúdo

Aposentar mais cedo, ter uma aposentadoria maior, que acontece mais rápido, pode ser difícil, mas se for feito com planejamento previdenciário a solução pode trazer mais vantagens para o trabalhador, explica a advogada Fernanda Marincek, especialista em previdência no Bocchi Advogados Associados.

Aposentadoria especial tem valor maior.
Você conhece todas as regras de aposentadoria?

Calcule sua aposentadoria no nosso site. Clique aqui!
Clique aqui. Converse pelo Whatsapp

Trabalhador rural

Ninguém duvida que a atividade do trabalhador rural da lavoura canavieira é uma atividade de risco, mas ele sempre encontra dificuldade para provar seus direitos perante o INSS.

Para superar essa dificuldade é preciso fazer prova e deixar claro que o trabalho é extremamente penoso e exercido em céu aberto com exposição ao calor, frio, chuva, sol, além de pesticidas, inseticidas e defensivos agrícolas.

Poeira e poluição

No processo de queima da palha da cana-de-açúcar são emitidas grandes quantidades de poluentes que implicam em efeitos adversos à saúde do trabalhado rural, vez que o contato com a fuligem da palha queimada implica em exposição ao agente nocivo químico hidrocarboneto policíclico aromático (HPA’s).

A exposição a esse agente agressor acontece tanto através da pele, quanto por meio da mucosa da boca e narinas do trabalhador, alcançando os tecidos dos pulmões, com comprovação cientifica de que tal componente possui característica altamente cancerígena para o ser humano.

Justiça garante direitos

Recentemente a Justiça reconheceu os direitos do trabalhador rural. O Juiz, quando reconheceu o direito do trabalhador, levou em consideração não somente o exercício de atividade penosa, mas sobretudo a exposição excessiva a produtos químicos diversos e fuligem da queima da palha da cana de açúcar, o que garantiu o reconhecimento da atividade especial do trabalhador rural no corte e carpa de cana.

Como comprovar a atividade especial

Na esfera administrativa o INSS aceita diversos documentos para comprovação do exercício de atividade especial, tais como, DSS 8030, Dirben 8030 e SB40, e para o período posterior a 2004, se faz necessária a apresentação de formulário PPP, também sendo aceito o laudo técnico. No entanto, em se tratando de âmbito recursal ou judicial, é possível produção de outros meios de provas, tais como, perícias técnicas.

Hilário Bocchi Junior

Hilário Bocchi Junior

OAB/SP 90.916 – Advogado e Jornalista especialista em Previdência. Mestre em Direito Público. Palestrante e Autor de 5 livros sobre Aposentadoria. Apaixonado pela sua comunidade do YouTube.
Seja notificado sempre que sair um novo artigo em nosso blog.
Inscreva-se no formulário abaixo