INSS TELEFONE 135

Atualizado: 9 de jun.

Para ampliar o acesso da população aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social e prestar um bom atendimento ao cliente foi criada a Central 135.


Essa central de telefone Previdência Social faz parte de um esforço para ampliar e automatizar canais e equipes de atendimento - apesar de ainda haver muito espaço para melhorias.

Por ser considerado um serviço de utilidade pública (essencial), as chamadas de voz, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, pelo celular, o custo é o de uma ligação local.



PASSO A PASSO

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Passo a passo telefone 135 inss

  1. Ligar para o número 135, por telefone fixo ou celular.

  2. Você será informado dos custos da ligação e poderá desligar se não concordar.

  3. Se concordar, depois de solicitado, informe o seu número do CPF ou da pessoa para quem deseja informações/serviços.

  4. Será informado seu número de protocolo (a ligação será gravada).

  5. Se quiser que o número seja repetido, digite 1, ou aguarde na linha para prosseguir com o atendimento.

  6. Escolha o serviço que deseja, digitando o número respectivo.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

A maioria das informações e serviços conseguem ser realizados com os seguintes documentos:

  • número do CPF;

  • número do NIS/PIS (para empregados com carteira assinada);

  • número do NIT (para contribuintes individuais e domésticos);

  • CNPJ ou CPF do empregador;

  • número do benefício ou número de inscrição na Previdência Social.

ATENÇÃO: o INSS não solicita qualquer dado financeiro confidencial ou senhas.



COMO LIGAR PRO 135 DO CELULAR?

A ligação pelo celular para o 135 pode ser feita como qualquer outra chamada e será cobrada a tarifa de uma ligação local.

Algumas operadoras, dependendo do plano contratado, costumam não completar a chamada.


Porque não consigo ligar para 135 do meu celular?

Algumas operadoras não completam a ligação em razão do plano contratado, normalmente aqueles denominados “Plano Controle”. Portanto, o problema não é com o canal de atendimento 135, mas sim com a operadora (Vivo, Claro, Tim, etc).



QUAL O NÚMERO DO INSS 0800?

Não existe mais o número 0800 728 0191, que foi desativado, e substituído pela Central 135.


Como ligar para o INSS de graça?

Para ligar de graça faça a chamada a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135.

Se a ligação for feita celular será cobrado o valor de uma ligação local.



QUAL O HORÁRIO DE ATENDIMENTO DO 135?

Funciona de segunda a sábado, das 7 às 22 horas (horário de Brasília/BR). Fora desse horário funciona apenas o atendimento eletrônico.


QUAL O NÚMERO DO TELEFONE DDO INSS PARA INFORMAÇÕES?

Atualmente o 135 é o único canal de atendimento por telefone oficial.

Pessoas que estiverem no exterior também conseguem fazer a ligação para o 135, é um número único para qualquer situação. No entanto, é fundamental observar as tarifas locais.


Posso ligar direto em uma Agência do INSS ?

A recomendação é sempre ligar no 135, que é a central de atendimento especializada. Ao ligar para uma das agências do INSS, seja de São Paulo, do Rio de Janeiro ou qualquer outra cidade, os atendentes não poderão passar quaisquer informações sobre processos, registros, chamados ou perfis dos segurados.


Como falar com um atendente do INSS?

Para falar com um atendente os segurados podem ligar no 135 (telefone previdência social) ou comparecer a uma agência física da previdência social (APS).



QUAIS AS FORMAS DE ENTRAR EM CONTATO COM O INSS?

Atualmente o INSS conta com os seguintes canais de atendimento: pelo Site e Aplicativo Meu INSS, presencialmente nas agências (APS) e pelo número de fone INSS 135.


QUAL É O TELEFONE DA OUVIDORIA DO INSS?

O telefone da ouvidoria é o 135, mas também pode ser feito o contato (para elogios, sugestões, reclamações ou denúncias) pelos seguintes canais de atendimento

  • Carta: Caixa Postal 09526, CEP 70.040-976, Brasília/DF.

  • Atendimento presencial: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala “A”, 1º andar de segunda a sexta, das 8h às 18h (horário de Brasília).

  • Internet: Registre sua manifestação ou Consulte o seu registro.


COMO ENVIAR UMA MENSAGEM PARA O INSS?

Para enviar mensagem de texto para a Previdência é necessário acessar o site ou aplicativo Meu INSS e clicar no ícone da assistente virtual e então vai abrir a janela de Chat (mostrada abaixo).

Preencha com suas informações (Nome e CPF) que em seguida será possível enviar a mensagem.


CHAT MEU INSS ASSISTENTE VIRTUAL
O icône para abrir a janela de Chat fica no canto inferior direito


COMO MARCAR PERÍCIA NO INSS?

Para marcar perícia no INSS pelo telefone basta ligar na Central de Atendimento 135, informar seu CPF e seguir as instruções do atendimento automatizado.


COMO FALAR COM O INSS PELO WHATSAPP?

A previdência não fornece atendimento pelo Whatsapp.

Qualquer contato que você receber via WhatsApp se passando pela Previdência é golpe.

Golpistas estão se passando por uma suposta “Central de Atendimento” e se aproveitando até da imagem da Helô, assistente virtual do INSS, para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens têm ocorrido por mensagem de celular (WhatsApp), conforme imagem abaixo divulgada pela própria Previdência:


Golpistas se passando pelo INSS para fraudar aposentados, segurados e pensionistas.
Fonte: Previdência Social

Como se proteger desse golpe?

A previdência orienta a todos para que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos.


O que fazer em caso de tentativa de golpe?

O instituto orienta que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem imediatamente.


Qual o número que o INSS manda mensagem?

O número de SMS utilizado pelo INSS é 280-40.

Mas atenção: a previdência não envia links e nem solicita documentos via SMS.

O contato pode ser feito também pelo telefone previdência social (135), mas não é comum.


SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA CENTRAL 135

Segundo o Governo, por meio do telefone da Previdência Social é possível realizar consultas, tirar dúvidas sobre seus direitos e solicitar os seguintes serviços:

  • Aeronauta Gestante - Auxílio-Doença

  • Alterar Local ou Forma de Pagamento (alterar o banco para Itau, Caixa, Banco do Brasil etc).

  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade

  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição

  • Aposentadoria por Idade Rural

  • Aposentadoria por Idade Urbana

  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição

  • Apresentar Defesa - MOB

  • Atualização de Dados Cadastrais

  • Atualização de Dados do Benefício

  • Atualizar Dados do Imposto de Renda Direto na Fonte (DIRF)

  • Atualizar Dependentes para Imposto de Renda

  • Atualizar o Imposto de Renda para Declaração de Saída Definitiva do País

  • Atualizar Vínculos e Remunerações

  • Auxílio especial aos jogadores das Seleções Brasileiras Campeãs das Copas Mundiais

  • Auxílio por incacipadade temporária (Auxílio-Doença) - Perícia de Prorrogação

  • Auxílio por incacipadade temporária (Auxílio-Doença) - Perícia Inicial

  • Auxílio-Acidente

  • Auxílio-Inclusão à Pessoa com Deficiência

  • Auxílio-Reclusão Rural

  • Auxílio-Reclusão Urbano

  • Avaliação Social BPC/LOAS - Inicial (Remota)

  • Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência

  • Benefício Assistencial ao Idoso

  • Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso

  • Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado

  • Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família

  • Cadastrar ou Renovar Procuração

  • Cadastrar ou Renovar Representante Legal

  • Cadastrar/Alterar/Excluir Pensão Alimentícia

  • Cancelar Certidão de Tempo de Contribuição

  • Carta de Concessão do Benefício

  • Certidão de Tempo de Contribuição

  • Cópia de Processo

  • Cumprimento de Exigência

  • Declaração de Benefício - Consta/Nada Consta

  • Devolução de Documentos ou Processos

  • Entrega de documentos por convocação

  • Excluir Procurador/Representante Legal

  • Extrato de Empréstimo Consignado

  • Extrato de Pagamento de Benefício (HISCRE)

  • Extrato para Imposto de Renda (IR)

  • Extrato Previdenciário (CNIS)

  • Incluir/Atualizar Atividade

  • Pecúlio

  • Pensão Especial - Crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus

  • Pensão Especial - Síndrome da Talidomida

  • Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru-PE

  • Pensão mensal vitalícia do Dependentes de Seringueiro (Soldado da Borracha)

  • Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro (Soldado da Borracha)

  • Pensão por Morte Rural

  • Pensão por Morte Urbana

  • Reativação de BPC após atualização do CadÚnico

  • Reativar Benefício

  • Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho

  • Recurso Especial (2ª instância)/ Alteração de Acórdão

  • Recurso Ordinário (1ª instância)

  • Reemitir Parcelas - Seguro Defeso

  • Renovar Declaração de Cárcere/Reclusão

  • Requerimento de Antecipação de Pagamento da Revisão do Art. 29

  • Resultado de Benefício por incapacidade temporária (Auxílio-Doença)

  • Retificação de Comunicação de Acidente de Trabalho

  • Revisão

  • Revisão Administrativa de Benefício por Incapacidade

  • Revisão de Certidão de Tempo de Contribuição

  • Salário-Maternidade Rural

  • Salário-Maternidade Urbano

  • Seguro Defeso - Pescador Artesanal

  • Simulação de Tempo de Contribuição e/ou Renda Inicial ACP Goiás

  • Solicitação de Acréscimo de 25%

  • Solicitação de Isenção de IR

  • Solicitar Alta a Pedido

  • Solicitar Alteração de Código de Pagamento

  • Solicitar Cálculo de Complementação

  • Solicitar Cálculo de Período Decadente

  • Solicitar Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte

  • Solicitar Certidão para Saque de PIS/PASEP/FGTS

  • Solicitar Contestação de NTEP

  • Solicitar Desistência do Benefício

  • Solicitar Encerramento do Benefício por Óbito

  • Solicitar Exclusão de Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício

  • Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido

  • Solicitar Prorrogação de Salário-Maternidade

  • Solicitar Retroação da Data do Início da Contribuição - DIC

  • Solicitar Valor Não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário

  • Suspender o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho

  • Validação Facultativo Baixa Renda

  • Acordo Internacional - Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade

  • Acordo Internacional - Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição

  • Acordo Internacional - Aposentadoria por Idade

  • Acordo Internacional - Aposentadoria por Incapacidade Permanente

  • Acordo Internacional - Aposentadoria por Tempo de Contribuição

  • Acordo Internacional - Auxílio por Incapacidade Temporária

  • Acordo Internacional - Certificado de Deslocamento de Exceção

  • Acordo Internacional - Certificado de Retificação de Deslocamento Temporário

  • Acordo Internacional - Cumprimento de Exigência

  • Acordo Internacional - Declaração de Filiação ao Regime Geral de Previdência Social - RGPS

  • Acordo Internacional - Entrega de Documentos por Convocação

  • Acordo Internacional - Orientações e Informações relativas aos Acordos Internacionais

  • Acordo Internacional - Pensão por Morte

  • Acordo Internacional - Revisão

  • Acordo Internacional - Salário-Maternidade

  • Acordo Internacional - Solicitar Atualização de Atestado de Vida

  • Acordo Internacional - Solicitar Atualização de Dados Cadastrais e/ou Bancários

  • Acordo Internacional - Solicitar Atualização de Dados de Imposto de Renda

  • Acordo Internacional - Solicitar Benefício Exclusivo do País Acordante

  • Acordo Internacional - Solicitar Benefício Exclusivo por Totalização no Âmbito RPPS

  • Acordo Internacional - Solicitar Certificado de Deslocamento Temporário Inicial

  • Acordo Internacional - Solicitar Certificado de Prorrogação de Deslocamento Temporário

  • Acordo Internacional - Solicitar Reativação de Benefício

  • Acordo Internacional - Solicitar Regularização de Pagamentos em Atraso