O XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) nos dias 10 a 13 de novembro de 2021, abordou a temática “O Mercado se transforma, os melhores Profissionais se reinventam”. Coube ao advogado Hilário Bocchi Junior, especialista em previdência no escritório Bocchi Advogados, ministrar a palestra Planejamento para aposentadoria e previdência privada.

6 DESCULPAS QUE NÃO COLAM
E já vou avisando! Eu posso ajudar a encontrar um remédio para o seu desânimo caso esteja relacionado à estória de que
não tem dinheiro para isso,
que já está velho,
que nunca vai se aposentar,
já passou a sua hora,
que você sempre vai ter “forças para trabalhar” e que
a Previdência não vai ter dinheiro para te pagar.
Repito, para tudo isso tem remédio. Nisso eu posso ajudar.
4 FORMAS DE TER RENDA NO FUTURO
As formas de ter renda no futuro, quando você não puder ou não quiser trabalhar, tem quatro dimensões:
ter reserva financeira,
depender de terceiros,
receber ajuda assistencial do Governo ou
ter uma previdência.
PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
A temática do Congresso "o Mercado se transforma" tem total relação com a previdência social, que se ajusta, se reforma, se adapta às dinâmicas sociais.
A Reforma da Previdência de 2019 implementou um novo desafio aos trabalhadores: a reorganização da vida previdenciária e o planejamento para aposentadoria: novas regras, regras de transição e direitos adquiridos.
ESTRATÉGIA DOS 3Q DA APOSENTADORIA
Ter uma estratégia para enfrentar este desafio é o primeiro passo para não errar a decisão que não vai ter volta.
A Estratégia dos 3Q da aposentadoria é o caminho certo para planejar a aposentadoria.
Definir, nesta ordem, QUANDO vai se aposentar, QUANTO vai receber e QUAL aposentadoria é a mais vantajosa, habilita o investidor a definir COMO vai contribuir até chegar a hora da melhor aposentadoria. E definir a necessidade de uma previdência privada.
BENEFÍCIOS PROGRAMÁVEIS
Sem perder de vista os benefícios de risco (aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e auxílio-doença) diante da possibilidade de riscos como acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, que podem ocorrer em ambiente de trabalho com risco à saúde (farmacêuticos e laboratórios), o foco inicial do planejamento previdenciário é o passado.
Não dá para definir quando, quanto e qual benefício é mais vantajoso sem a investigação do tempo de serviço e das contribuições do passado.
Disponibilizei no meu site pessoal uma calculadora de aposentadoria para que as pessoas possam fazer a contagem do tempo de serviço e descobrir quando irão se aposentar.
APOSENTADORIAS
A idade mínima passou a ser o maior obstáculo para obtenção dos benefícios que até a reforma da previdência de novembro de 2019 não era exigida.
A aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria especial são exemplos disso. Mas ainda existem duas regras (direito adquirido e pontos) que não têm a idade mínima como requisito direto para ter acesso ao benefício.
Na aposentadoria por idade a mudança aconteceu apenas para a mulher, mas também tem regra de transição.
PREVIDÊNCIA PARTICULAR
Depois da reforma, da inclusão da idade mínima e da formula de cálculo das aposentadorias, aumentou a busca por uma previdência privada ou complementar.
Aumentaram os erros nesta escolha. A previdência complementar não substitui a previdência pública.
A definição da contratação de um plano de previdência complementar deriva do planejamento previdenciário. Assim é possível definir se ela é necessária e se vai atender às necessidades do investidor.
A escolha pela contratação dispara várias outras escolhas (PGBL ou VGBL; Investimento conservador, moderado ou agressivo; Tributação progressiva ou regressiva) e cuidados (taxas, conhecimento das ferramentas de resgate e conversão em renda).
DÚVIDAS E SUGESTÕES
@bocchiadvogados
Whatsapp (16) 99319-1348. Clique aqui e inicie uma conversa.