Posso aposentar e continuar trabalhando?

Compartilhe este conteúdo

É possível trabalhar depois da aposentadoria. Há restrição em duas situações: na aposentadoria por invalidez e no trabalho insalubre ou perigoso concomitante com aposentadoria especial, explica o advogado Nicholas Bocchi, especialista em previdência no escritório Bocchi Advogados.

Clique e inicie uma conversa pelo whatsapp

Entenda o que pode e o que não pode ser feito depois da aposentadoria.
Existem mecanismos legais para escapar desta restrição legal.

Três situações previstas em lei

Só existem três situações em que a aposentadoria impede que a pessoa continue trabalhando.

Quando a aposentadoria é por invalidez. Isso por um motivo lógico: se a pessoa está inválida não dá mesmo para ela continuar trabalhando.

Quando o trabalhador é servidor público estatutário a aposentadoria extingue o trabalho automaticamente.
Quando a aposentadoria for especial. Neste caso não pode continuar exercendo atividades que colocam em risco a saúde ou a integridade física.

É possível acumular salário e aposentadoria

Às vezes até dá, mesmo com aposentadoria especial, para exercer a mesma atividade de risco à saúde ou à integridade física, desde que não seja mais de forma habitual e permanente.

Muita gente que se aposenta em atividade de risco e depois do início do benefício, diminui o ritmo de trabalho e não expõe mais a saúde ou a integridade física ao risco.

Neste caso, desde que bem documentado, o trabalhador pode continuar trabalhando.

Retorno ao trabalho e cancelamento do benefício

O ideal é que o aposentado por invalidez comunique o INSS caso queira voltar ao trabalho.

Ele pode até conseguir receber um benefício pela metade (50%) e começar a trabalhar novamente, desde que possua incapacidade parcial e permanente.

Aposentado que continua trabalhando

Todo trabalho remunerado, seja ele de empregado ou por conta própria, tem que ter a contribuição para a Previdência Social.

Não importa se a pessoa é ou não é aposentada. Tem que contribuir.
As novas contribuições não servirão para aumentar o valor do benefício, conforme já foi decidido pelo STF (desaposentação).

Nicholas Bocchi

Nicholas Bocchi

OAB/SP 408.081 – Advogado e Jornalista especialista em Previdência. Mestre em Direito pela PUC. Autor do Livro Manual do Advogado Previdenciário. Gosta de jogos, esporte eletrônico e cultura pop.
Seja notificado sempre que sair um novo artigo em nosso blog.
Inscreva-se no formulário abaixo