PROVA DE VIDA NO INSS: NOVO CALENDÁRIO 2022

O novo calendário foi divulgado e todos os beneficiários deverão fazer a prova de vida a partir do primeiro mês do ano. Caso o benefício seja suspenso, é possível reativá-lo, adverte o advogado Hilário Bocchi Junior, especialista em previdência no escritório Bocchi Advogados.

Clique aqui e converse pelo Whatsapp


A prova de vida está prevista em lei e é obrigatória.

O objetivo é evitar fraudes e pagamento indevidos e ocorre uma vez por ano.

QUEM DEVE FAZER A PROVA DE VIDA

Todos os segurados que são aposentados e pensionistas do INSS, e quem recebe benefício assistencial (BPC/LOAS) deve fazer a prova de vida todo ano, observando a data-calendário.

As regras que definem a prova de vida em 2022 estão descritas na Portaria 1321/2021.

PESSOAS COM DIFICULDADE

Segundo o diretor de Benefícios, do INSS, José Carlos de Oliveira, o novo calendário deve ser acompanhado por todos os beneficiários, e não apenas por aqueles que não conseguiram fazer a prova de vida em 2021. "É importante lembrar que as pessoas com mais de 80 anos e com dificuldade de locomoção não precisam ir até o banco. Nesses casos, o próprio beneficiário, ou um familiar, pode pedir o serviço de prova de vida domiciliar.” (FONTE: Site INSS).

PERGUNTAS RECORRENTES

Onde e como fazer a prova de vida?

No Banco. O beneficiário comparecer presencialmente no banco onde recebe a aposentadoria ou a pensão. Não precisa ir ao INSS.

Algumas instituições bancárias disponibilizam o serviço por aplicativo ou pelo caixa eletrônico. O segurado ou o dependente deve consultar o banco sobre esta possibilidade.

Biometria facial no aplicativo Meu INSS. Para acessar o serviço é preciso ter a biometria facial cadastrada nos bancos de dados do TSE e DETRAN.


E pessoas com dificuldade de locomoção ou que tenham mais de 80 anos?

Pessoas acamadas, hospitalizadas ou que tenham mais de 80 anos com dificuldade de locomoção podem solicitar prova de vida domiciliar mediante agendamento pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS.

Cuidado: acompanhe a solicitação da prova de vida domiciliar nos canais remotos e fique atento para os documentos exigidos.


Como fazer o agendamento para atendimento domiciliar?

· Acesse o Meu INSS e faça o login. Cuidado com a senha!

· Escolha o serviço “prova de vida” típico da sua situação: dificuldade de locomoção ou maior de 80 anos.