TEM ENTRE 50 E 60 ANOS DE IDADE?

Fale conosco.

Os trabalhadores que iniciaram as atividades profissionais antes de 1998 têm mais opções de aposentadoria. Isso atinge pessoas que nasceram antes de 1970 e que estavam em idade para trabalhar quando foi feita a primeira grande reforma da previdência em dezembro de 1998, explica o advogado Nicholas Bocchi, especialista em previdência no escritório Bocchi Advogados Associados.

MAIS OPÇÕES

Para quem começou trabalhar antes de 1998 há a possibilidade da aposentadoria proporcional que permite a obtenção do benefício com pedágio de apenas 40% do tempo que faltava para aposentar quando houve a mudança da aposentadoria por tempo de serviço para aposentadoria por tempo de contribuição.

Naquela época o benefício era almejado com apenas 30 anos de serviço para o homem e 25 anos para a mulher. O que reduz o tempo de serviço para acessar a aposentadoria, visto que o percentual de acréscimo incide sobre este tempo reduzido.

A idade mínima também é menor: 53 para os homens e 48 anos para mulher. Números bem menores dos exigidos hoje.

MOMENTO CERTO PARA COLOCAR OS PINGOS NOS IS!

Com a outra reforma da previdência, de novembro de 2019, que acabou de vez com a aposentadoria por tempo de contribuição, os contribuintes que possuem entre 50 e 60 anos, talvez seja o último público a conquistar a aposentadoria com as regras de transição antes de começar incidir as regras definitiva da aposentadoria programada.

As regras atuais são mais rígidas: 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens.

REGRAS DE TRANSIÇÃO

A Reforma da Previdência está recheada de regras de transição que se aplicam para as pessoas que estavam quase cumprindo os requisitos para aposentar e foram atropeladas pela reforma previdenciária.

Existem regras de transição na aposentadoria por tempo de contribuição, na aposentadoria especial e na aposentadoria por idade.

PLANEJAMENTO

São tantas oportunidades que o planejamento previdenciário ficou mais complexo, mas indiscutivelmente necessário.

A necessidade está escorada no fato de que cada uma das regras de aposentadoria, inclusive aquelas de direito adquirido, gera uma forma diferente de calcular o valor da renda mensal inicial do benefício.

Definir o momento certo de pedir a aposentadoria pode ser determinante para manutenção e até melhoria da qualidade e do padrão de vida.

DÚVIDAS E SUGESTÕES

www.bocchiadvogados.com.br

@bocchiadvogados

Whatsapp (16) 99319-1348. Clique aqui e inicie uma conversa.